miércoles, 13 de octubre de 2010

Superação IV - (Port/Esp)

Português:
Superar as dúvidas
O último artigo SUPERAÇÃO teve uma ótima aceitação, porque o tema estava relacionado com que o nosso povo vive diariamente, a saudade. Este novo número “Superação”, contarei a história de um dos nossos vocacionados da Congregação dos Filhos da Sagrada Família JMJ, que se chama Vagner. O seu processo para entrar no seminário foi igual como para qualquer jovem da sua idade, que desejava ter uma experiência em alguma casa de formação, pois assim foi, no ano de 2000, ele antra no seminário, do qual tenho uma alegria de dizer que estudamos a filosofia juntos. Só que como ele mesmo fala, foi pela obediência que os superiores me mandaram para estudar a Teologia aqui na Espanha.

E apartir desse momento cada um estava no seu canto. Mas a vida seguia para nós dois. O Vagner seguia no seminário, e como qualquer jovem, ele também tinha as suas dúvidas, os seus interrogantes… pois como ele mesmo me contava que decidiu pedir um tempo ao superior para experimentar outro estilo de Vida Religiosa, mas que seja voltada mais á contemplação. Foi aqui que a sua história teve uma grande transformação, que ele e ninguém da sua família esperava. O próprio Vagner descreve este espisódio: “os planos de Deus e os designos insondáveis do Senhor são outros e no final de setembro daquele ano (2004) recibi a notícia que o meu pai havia sofrido um acidente de carro e que havia sido fatal para ele. Em meio a toda essa dor e diante das novas realidades que a vida colocava, principalmente o fato que a minha mãe estaria sozinha em casa, porque os meus irmãos já estavam todos casados e os meus pais viviam sozinhos, não poderia deixar que a minha mãe vivesse esse período de dor e de luto sozinha, pois tomei a decisão de sair do seminário e voltar para casa a viver com ela

Agora cada um já pode imaginar por onde estamos caminhando, agora é o momento que o Vagner tem para pensar na sua vocação e principalmente de acompanhar a dor da mãe, dos irmãos e também a sua dor. Foram muitos anos de intensa perseveraça e de oração. Vagner descreve este tempo como um tempo de discernimento, porque foi na oração que alguma coisa já começava a mudar dentro dele. Era o próprio Deus que lhe estava guiando para voltar a fazer este processo de recuparar a vocação á Vida Consagrada: “posso dizer de um momento em que tive a certeza mesmo daquilo que Deus queria de mim, ou seja, que eu deveria voltar a vida religiosa e me fazer sacerdote, foi em uma época que eu estava passando por muitas dificuldades, me sentia sozinho e perdido, fui a uma experiência de oração da Renovação Carismática Católica (RCC), e em um momento de oração mariana um jovem que estava conduzindo a oração disse: ‘Vagner o Senhor quer te ver padre, sacerdote da Igreja de Cristo, não duvides disso’”. Ao sentir esta forte presença de Deus na sua vida, Vagner teve uma reanimação de voltar, de trabalhar, de fazer uma vez mais este caminho vocacional: “procurei me manter fiel e não duvidei mais de que o Senhor me quer sacerdote, consagrado eternamente a Ele”.

A superação deste jovem acotendeu em dois sentidos: acompanhar a sua mãe e ao mesmo tempo fazer os estudos de filosofia e ao mesmo tempo estava curando as feridas das dúvidas vocacionais e da morte repentina do seu pai. Hoje ele mesmo poderia estar dizendo, “eu superei, estou superando, você também pode…”. Atualmente o Vagner ou melhor o irmão Vagner está estudando a Teologia no nosso seminário de Roma, e desde já peço a você que ore pelas vocações religiosas e sacerdotais e principalmente para aqueles que já estamos nesta caminhada que sejamos fiéis a cada momento.
Pe. Lucimar, sf

Español:
Superación de las dudas
El último articulo SUPERACIÓN ha tenido una gran aceptación, porque es un tema relacionado con un sentimiento que convive diariamente con nosotros, la nostalgia. Este nuevo número “Superación, será sobre la historia de uno de nuestros vocacionados de la Congregación de Hijos de la Sagrada Familia JMJ, que se llama Vagner. Su proceso para entrar en el seminario fue igual que cualquier joven de su edad, que tenía el deseo de tener una experiencia en alguna de nuestras casas de formación, pues así ocurrió, en el año 2000, ya estaba en el seminario, del cual tengo la alegría de decir que estudiamos la filosofía juntos. Pero como el mismo dice, por la santa obediencia los superiores me enviaron a estudiar la Teología aquí en España.

A partir del 2002 que los superiores me envían a España cada uno queda en su sitio. Pero la vida seguía adelante para nosotros. Vagner seguía en el seminario, y como cualquier joven, el también tenía sus dudas, sus interrogantes… pues como el mismo me contaba que ya tenía decido de pedir un tiempo al superior para experimentar otro estilo de Vida Religiosa, pero un poco más contemplativa. Aquí su historia comienza a cambiar, lo que pasó era lo que nadie de su familia e amigos esperaban. Dejo con que el propio Vagner describa este fatídico hecho: “los planes de Dios y los designios insondables del Señor son otros, en el final del mes de septiembre de aquel año (2004) recibí la noticia de que mi padre havía sufrido un accidente de coche y que el suceso fue mortal. Delante de toda este dolor y estas realidades propias de la vida, y principalmente el hecho de que mi madre a partir de este momento estaría sola, porque todos mis hermanos ya estaban casados, en este no podría dejar que mi madre estuviera viviendo este período de dolor y de luto en casa sola, pues he decidido salir del seminario y volver a casa para vivir con ella”

Ahora ya podemos imaginar por caminos por donde estamos, ahora es el momento que Vagner tiene para pensar en su vocación y principalmente de acompañar el dolor de su madre, de sus hermanos y también de sanar su dolor. Fueron muchos años de intensa perseverancia y de oración. Vagner describe este tiempo de como un tiempo de discernimiento, porque ya comenzaba a notar que algo estaba cambiando dentro de el, y todo gracias a la oración. Era el propio Dios que le estaba guiando para volver a hacer este proceso de recuperación de su vocación a la Vida Consagrada: “puedo decir que he tenido la seguridad de lo que Dios en aquel momento quería de mi, o sea, que debería volver a la vida religiosa y hacerme sacerdote, todo eso ocurrió cuando estaba pasando por muchas dificultades, me sentía solo y perdido, pero gracias a una profunda experiencia de oración de la Renovación Carismática Católica (RCC), y en un momento de oración mariana, un joven que conducía la oración me dijo: ‘Vagner el Señor quiere verte, sacerdote, sacerdote de la Iglesia de Cristo, ¡no dudes de eso!’”. Al sentir esta fuerte presencia de Dios en su vida, Vagner tuvo una reanimación de volver, de trabajar, de hacer una vez más el camino vocacional: “siempre he procurado mantenerme fiel y no dudaba que el Señor me quería sacerdote, consagrado eternamente a El”.

La superación de este joven ocurrió en dos sentidos: acompañar a su madre y al mismo tiempo hacer seguir con los estudios de filosofía y al mismo tiempo estaba curando las heridas de las dudas vocacionales y de la muerte repentina de su padre. Después de la tormenta viene la bonanza, pues el mismo podría decir, “yo he superado, estoy superando, tú también puede…”. Actualmente Vagner o mejor el hermano Vagner está estudiando la Teología el nuestros seminario de Roma, aprovecho la oportunidad para decir que oren por las vocaciones religiosas y sacerdotales y principalmente para que aquellos que ya estamos en este camino seamos fieles.
Pe. Lucimar, sf

No hay comentarios:

Publicar un comentario