sábado, 5 de junio de 2010

10º Domingo do Tempo Comum: ‘Jovem, eu te ordeno, levanta-te!’

Português:
10º Domingo do Tempo Comum
‘Jovem, eu te ordeno, levanta-te!
Na liturgia deste X Domingo do Tempo Comum a dimensão profética percorre a liturgia da Palavra, em Elias, o profeta da esperança e da vida, em Paulo, o profeta do Evangelho recebido de Deus, e, particularmente, em Jesus, o grande profeta que visita o seu povo em atitude de total oblação. Aqui na Espanha celebramos a solenidade do Corpus Christi, assim dizem que o povo participará mais, espero que sim.

A primeira leitura de hoje de 1Rs 17,17-24: podemos perceber duas atitudes completamente diferentes, uma da viuda e a outra do profeta Elias. E é nessa diferença de atitudes que está a principal lição. A mulher perdeu todas as esperanças, ela já se sentia derrotada, escarnecida pela morte, e a única coisa que ainda consegue fazer é procurar alguém que seja o culpado: provocando assim um forte desespero como tentativa de superar a angústia. Por outro lado encontramos o profeta, que, acredita no Deus que dá a vida e que não nos abandona ao poder da morte. E muitas vezes nós também temos este mesmo pensando como essa mulher pagã. Quando aparece algum caso de morte inexplicável ou inesperada, imediatamente já perguntamos por que acontecem tantas desgraças, alguns de nós ainda falam que seja “castigo de Deus”. Quem pensa dessa maneira, podemos dizer que tem uma fé muito pobre no “Deus da vida e não de mortos” (Cfr. Mt 22, 32). Convido a todos a fazer uma releitura dessa primeira leitura e buscar os ponto de messiânismo, porque já nos ajuda a etender o que se passa no santo evangelho.

No Evangelho de são Lucas 7,11-17, temos a revelação de Deus expressa na atitude de piedade e compaixão de Jesus no milagre da ressurreição do filho da viúva. Deus visita o seu povo em Jesus, “um grande profeta”, realizando o reino pela ressurreição, oferecendo a sua vida e dando-lhe pleno sentido.

O milagre evangélico projeta-se neste pano de fundo. Em Jesus, as esperanças messiânicas atingem seu pleno cumprimento. Ele é o Messias esperado. Mas, seu modo de ser superava em muito os esquemas messiânicos acalentados pela piedade popular. Tinham razão as testemunhas do milagre, quando proclamaram: “um grande profeta surgiu entre nós, e Deus visitou seu povo!” Entre eles, porém, estava o Filho querido do Pai, com a missão de oferecer vida nova à humanidade. O rapaz ressuscitado tornava-se um símbolo desta realidade.
E finalmente na segunda leitura de são Paulo aos Gálatas 1,11-19, acolhemos a absoluta gratuidade da conversão de Paulo, para quem o Evangelho é uma força vital e criadora, que produz o que anuncia; a sua força é Deus. É uma força vital, uma dinâmica profética que ele recebeu diretamente de Deus.

Neste domingo você pode se apresentar diante de Jesus tal como você é, seja pecador, santo, morto, vivo, etc, como você é... e tenha total confiança que Jesus, te dirá “eu quero te dar a verdadeira vida, por isso: ‘eu te ordeno, levanta-te!’”, ou seja, Jesus quer te dar a VIDA, a ESPERANÇA, a LUZ, a ALEGRIA, a SAÚDE, a PAZ, etc... meu irmão Jesus está passando pela sua vida, para que você tenha VIDA...

Pe. Lucimar, sf



Español:
Solemnidad del Corpus Christi
Hoy estamos celebrando la solemnidad del Cuerpo y de la Sangre de nuestro Señor Jesucristo, tradicionalmente conocido por  Corpus Christi”. Fiesta que está establecida en la Iglesia desde el siglo XIII. En este día se nos invita a venerar a Jesucristo presente en la eucaristía.

Escuchamos en el evangelio (Lc 9, 11b-17) un relato de la multiplicación de los panes y los peces, que es prefiguración de la eucaristía. Cristo se nos da en comida.

En la segunda lectura (1 Cor 11, 23-26) podemos ver uno de los textos más antiguos que nos hablan de la Ultima Cena: Cristo entrega su cuerpo y derrama su sangre para la salvación del mundo. Deja establecido que se haga lo mismo en conmemoración suya.

En la primera lectura (Gn 14, 18-20) nos dice como el sacerdote y rey Melquisedec ofrece pan y vino. Melquisedec es un sacerdote - rey de la justicia - que anuncia la figura de Jesucristo. En el Antiguo Testamento hay dos clases de sacerdocio, el sacerdocio levítico: que es fiel cumplidor de las normas y de los sacrificios rituales de animales, y el sacerdocio eterno del orden de Melquisedec: que en vez de ofrecer sacrificios de animales se ofrece a sí mismo. La figura de este rey – sacerdote es el anuncio de un cambio importante en el sacerdocio del pueblo de Israel y de su culto. El cambio está en que para relacionarse con Dios no hay que darle cosas en sacrificio, sino la propia vida, la propia existencia. Esto es lo que hizo Jesucristo entregarse dando su cuerpo y derramando su sangre.

La Eucaristía es un alimento que recibimos cada vez que comulgamos y que tanto nos ayuda e nuestra vida como cristianos. Y también es un signo que el mismo Jesús nos ha dejado para que esté siempre presente en medio de nosotros hasta el fin de los tiempos. Esta fiesta viene a subrayar que el pan y el vino de la santa eucaristía no es solamente un símbolo, sino la presencia real, sacramental, de Jesús en su Cuerpo y su Sangre. Por eso en Santísimo, o la reserva que se tiene en los sagrarios de todas las iglesias, es un espacio que debemos utilizar muchísimo para orar, adorar al Señor que está realmente presente. Son muchas las manifestaciones populares en todo el mundo, pero es una pena que este tipo de devoción esté tan poco divulgado en algunas parroquias: como por ejemplo la “Hora Santa”. Pero es aquí que está nuestro desafío de mantener el fervor y la fe en la Santa Eucaristía, principalmente a nosotros que la celebramos cada día.

 Pe. Lucimar, sf

No hay comentarios:

Publicar un comentario