miércoles, 2 de junio de 2010

Como ajudar os nossos filhos I (Port/Esp)

Portugués:
Cuidado: crianças na Internet
Aqui na Espanha quem trabalham com a educação tem uma grande vantagem, porque temos muitos organismos que tratam de enfocar este tema o mais atual possível, por isso sempre nos enviam muitas informações, d’entre elas está um jornal que se chama “Pais e Colégios”. Uma vez ao mês cada aluno leva este pequeno jornal á casa, um jornal com muitos artigos relacionados com a educação, a cultura, e ajudas para os pais, etc... Pois assim sendo, vou durante alguns números traduzir diferentes artigos que queira ou não será de grande ajuda para todos nós que trabalhamos com a educação, seja para os pais. Este primeiro artigo começa com uma pergunta:

“A Internet é seguro para os nossos filhos? A resposta a esta pergunta é muito mais simples do que se parece: Não. Si nem mesmo para os adultos é segura, lógicamente que será mais perigosa para alguém que tenha nove ou doze anos, justamente pela enorme inocência e como não pela grande falta de experiência da vida.

Quando nós mesmos, nos conectamos á Internet, podemos até pensar e assim cremos que não nos va a passar nada. Mas como ocorre na maioria da vezes na nossa vida é tudo pelo contrário, mas se pensarámos nos riscos não sairiamos do lugar (nem sair de moto se estamos convencidos que poderá ocorrer um acidente). Pode ser que enquanto voce esteja lendo isso agora, pode ser que os seus  filhos estejam navegando tranqüilamente pela Internet, olhando ou até mesmo assistindo uma série da televisão favorita, ou até mesmo no msn... Hoje este meio de comunicação é como considerado como as babás do século XXI, tudo para que as crianças se mantenham ocupadas por algum momento e ao mesmo deixando os pais mais livres e tranqüilos.”

Esta reflexão é somente para que estejamos sempre alertas para qualquer problema ou comportamento extranho dos filhos em relação com a Internet. No próximo número traterei de transcrever alguns conselhos que o autor deixa para os pais, porque muitas vezes não saben como lidar com esta situação dentro da sua própria casa. Lembremos que em muitas ocasiões o mal está dentro do nosso próprio lar.




Español:
¿Es seguro Internet para nuestros hijos? La respuesta a esta pregunta es mucho más sencilla de lo que parece: No. Si no lo es para los adultos, lógicamente será aún más peligroso para alguien que tenga nueve o doce años, una enorme inocencia y falta de experiencia en la vida.

Cuando nosotros nos conectamos a Internet, tendemos a creer que nos va a pasar nada. Como ocurre con todo en la vida, si pensáramos en los riesgos no haríamos nada (no montaríamos en moto si estamos convencidos de que nos va a ocurrir un accidente). Mientras lees estas líneas es posible que tus hijos estén navegando tranquilamente por Internet, viendo la página de su serie de televisión favorita, entretenidos... La Red sirve de niñera, para que se mantengan ocupados un rato y nos dejen un rato de tranquilidad. Y encima es pedagógica (es cierto que aprenderán muchas cosas).

No hay comentarios:

Publicar un comentario