sábado, 26 de junio de 2010

13º Domingo do Tempo Comum (Port/Esp)

“Segue-me”
Uma vez mais estamos celebrando o dom da vida na Eucaristía. Neste 13º Domingo do tempo Comum, a nossa reflexão girará em torno da palavra vocação, ou seja, da chamada que Deus faz a todos nós. Porém a resposta depende da libertad de cada um. A vivência da fé se resume em uma só palavra: “Segue-me. A resposta requer uma confiança incondicional, sem descontos ou promoções. A radicalidade não é somente dizer um sim, mas sobretudo, assumir a obediência de Jesus ao Pai. Jesus nos convida a seguir-lo cada dia pelo caminho da renúncia.

Na Primeira Leitura deste domingo (1 Re. 19, 16-21) nos fala da escolha e da consagração do Profeta Eliseo pelo Profeta Elías. Eliseo deixou as suas posses, os seus bens. Somente pediu para se despedir dos seus pais para seguir imediatamente a Elías. Podemos notar que as relações familiares é uma realidade importante, no entanto Deus têm o direito de pedir a qualquer um de nós que deixemos tudo para seguir o seu chamado. No caso de Eliseo, foi chamado, nada mais e nada menos para ser Profeta no lugar de Elías. Por isso Elías lhe disse: “Vai, mas volta, porque sabes o que te fiz”.

A Segunda Leitura (Gal. 5, 1 y 13-18) São Paulo nos fala da libertad: “Cristo nos libertou, para que sejamos livres”. Sim, livres. Cristo nos libertou das ataduras do mal. Graças redenção de Cristo que todos somos livres do pecado e da morte. Por isso São Paulo nos alerta para não voltarmos a cair no mesmo. “Não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão”. A nossa vocação, assim nos disse el Apóstolo, “é a liberdade”. No entanto esta liberdade não se trata de libertinagem. Liberdade não significa fazer o que quer.

Já cometamos nos últimos três domingos no Evangelho de São Lucas algunas propostas para seguir o caminho de Jesús. Hoje uma vez mais São Lucas 9, 51-56: deixa bem claro que todos somos chamados por Jesus, no entanto Ele também deixa algumas recomendações e que ao mesmo tempo são exigências para todos aqueles que realmente desejam seguir a Jesus. Jesus exige aos seus discípulos uma profunda radicalidade ou seja compromisso: Deixar os bens materiais, vender tudo e dar aos pobres, deixar de pensar em nós mesmos e pensar nos demais, cada um deve levar a sua própria cruz, a partir do momento que já estamos com o mestre não podemos olhar para que deixamos pra trás.   

O seguimento de Jesus é fruto da graça divina e da sedução de Jesus: seduzidos pelo Senhor e ajudados por sua graça. A única coisa que Deus nos pede neste dia é que sejamos fiéis seja qual seja o nosso estado de vida.



 Español:
“Sígueme”
Una vez más estamos celebrando el don de la vida en la Eucaristía. En este 13º Domingo del tiempo Ordinario, nuestra reflexión estará en relación con la palabra vocación, o sea de la llamada de Dios a todos nosotros. Y del cual depende de la libertad del seguimiento. La vivencia de la fe se resume en una sola palabra: “Sígueme”. La respuesta comporta una confianza incondicional, sin rebajas. La radicalidad reside en no disponer de sí, sino en entrar en la obediencia de Jesús al Padre. Jesús nos invita a seguirlo cada día por el camino de la renuncia.

La Primera Lectura (1 Rey. 19, 16-21) nos habla de la escogencia y consagración del Profeta Eliseo por parte del Profeta Elías. Eliseo dejó sus posesiones. Sólo pidió despedirse de sus padres e inmediatamente siguió a Elías. Notemos que los afectos familiares están presentes, pero Dios tiene derecho de pedir a cualquiera de nosotros que dejemos todo para seguir su llamada. En el caso de Eliseo, lo llamó ¡nada menos! que para ser Profeta en lugar de Elías. Por eso Elías le dice: “Ve y vuelve, porque bien sabes lo que ha hecho el Señor contigo”.

En la Segunda Lectura (Gal. 5, 1 y 13-18) San Pablo nos habla de la libertad. “Cristo nos ha liberado, para que seamos libres”. Sí. Cristo nos liberó del demonio. Después de la redención de Cristo somos libres del pecado y de la muerte en que nos tenía satanás. Por eso San Pablo nos advierte de que no volvamos a caer en lo mismo. “No se sometan de nuevo”. Nuestra vocación, nos dice el Apóstol, “es la libertad”. Pero la libertad no es libertinaje. Libertad no es hacer lo que a uno le venga en gana.

En los últimos tres domingos el Evangelio de San Lucas ya nos presentaba el camino del seguimiento de Jesús. Hoy una vez más San Lucas 9, 51-56: deja bien claro que todos somos llamados por Jesús, pero El también nos presenta las exigencias de su seguimiento. Jesús exige a sus discípulos radicalidad en el seguimiento: Hemos de dejar todos nuestros bienes para seguirlo; Hemos de vender lo que tenemos para alcanzar el Reino; Hemos de negar a nosotros mismos para seguir al Señor; Hemos de tomar la cruz para poder estar al lado de Jesús, Hemos de poner la mano en el arado in volver la vista atrás y hemos de negarnos a nosotros mismos para seguir a Jesús.

El seguimiento de Jesús es fruto de la gracia divina y de la seducción de Jesús: seducidos por el Señor y ayudados por su gracia.
P. Lucimar, sf

No hay comentarios:

Publicar un comentario