jueves, 12 de agosto de 2010

15 de agosto: Assunção da Virgem Maria...

Assunção da Virgem Maria...

Com isso já começo dizendo que cada vez que celebramos alguma festividade de Nossa Senhora, lembro aquele 12 de outubro de 1995, ou seja, 15 anos atrás, que uma pessoa que se dizeia ‘pastor’, que por sinal desde este momento já mudou três vezes de denominação. Uma pessoas que está de galho em galho, espero que no próximo não acabe mal. Pois este senhor, choutou e proferiou agressivamente palabras contra figura da Mãe de Jesus. Lembrando desde fato histórico, choro... choro não pelo gesto de atacar a uma imagem de gesso, mas porque não respeitou e não sabe o que significa que Deus se fez carne da nossa carne e sangue do nosso sangue, que o Deus invisível se torneu isível. Ouseja, Deus se fez imagem, Deus se fez ver, Deus nos deu a conhecer a sua imagem... Isso é diferente do que passa no Antigo Testamento quando o povo hebreu se cansa de esperar por Moisés e fezem um bezerro de ouro e começam a edorar (Cfr. Ex 32). Claro que no AT estava pribido fazer imagens (Cfr. Ex 20,4). Mas por outro lado na mesma Sagrada Escritura ordena eu se construa imagens: “Farás dois querubins de ouro” (Ex 25, 18-20).Deus fala a Moisés dizendo: “Faze para ti uma serpente... mete-a em um estantarte. Todo aquele que for mordido, olhando para ela será salvo” (Nm 21, 8-9).

A imagem faz parte da linguage humana, é a representação de alaguma pessoa, coisa ou idéia. Assím o desenho de uma flor, as fotos de uma pessoa e a pintura de uma paisagem são imagens. Não desejo fazer aqui uma apologia das imagens que nós católicos temos como devoção e não de adoração como as ceitas sempre nos atacam, porque julgam somente pelo que veêm. Porém o que desjo que esta introdução é que sejamos católicos conscientes do que somos e temos como herança herdas pela hisotória de dois mil anos. Pois mais triste é quando cada dia que passa igrejas e mais igrejas são fundadas como bar de esquena. E o pior é que cada uma prega a sua verdade, sem nenhuma tradição, sem teologia, sem formação, porque a única coisa que pregan é tirar a pouca fé daqueles que são frágeis diante das adversidades familiares, sociais, religiosas, moral, etc... são muitos os motivos que velam a tais crescimentos das seitas. Somente para a vossa informação na nossa Constituição Federativa do Brasil, no Art 5º parágrafo VI nos orienta muito bem para este tipo de transtorno caudado por este pastor (que não sei onde ele encontrou este ministério), e diz ‘que é crime contra o sentimento religioso’, ou seja caso de detenção, e foi aque que o fundador desta seita mandou este ‘pastor para a África’, tudo para fugir da justiça humana, mas nós cremos num Deus que tudo vê e tudo sabe.

Mas deixando de lado este tema, vos digo irmãos que celebramos neste 20º Domingo do Tempo Comum, uma festividade muito importante para todos nós que confiamos e temos os olhos fixos lá no céu (Cfr. Col 3, 1).

Desde o século VI-VII a Igreja ocidental celebra no dia 15 de agosto a Assunção de Nossa Senhora de corpo e alma ao céu. A origen desta festa está no oriente, século V, neste dia era celebrado o aniversário da dedicação do Santurário Mariano em Katirma (entre Jerusalém e Belém), esta fé foi incluida na liturgia no dia 01 de novembro de 1950, foi um dogma que o Papa Pio XII proclamou nestes termos: a Virgem Maria “ao concluir o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma para a glória” (Constituição apostólica Munificentissimus Deus: DH 3903). Com esta introdução já podemos adentrar nas leituras:  

Na primeira leitura (Apocalipse 11, 19; 12,1.3-6.10) encontramos um combate frontal entre a debilidade de uma mulher a ponto de dar a luz e a crueldade de um monstro perverso e poderoso que se apropria de uma boa parte do mundo, além de querer arrebatar-lhe o filho. O Apocalipse faz um relato precioso em simbologia na qual as comunidades cristãs podem estar representadas pela mulher, reconhecendo que um setor do cristianismo dos primeiros tempos teve um alto influxo da pessoa de Maria e da presença feminina em seu meio, como sustentáculos da fé e da radicalidade. Este libro do Apocalipse está repleto simbologia, na leitura de hoje, o monstro é um sinônimo do poder imperial. As cabeças e os chifres, representa o poder civil, militar, cultural, econômico e religioso daquela época do imperio romano e que este livro foi escrito, do qual este imperio empenhado em eliminar o cristianismo, pela ação profética, são João, já que se tornou incômodo para os poderosos da terra.

A segunda leitura (1 Coríntios 15, 20-27) abre com uma bela metáfora da ressurreição de Cristo como primeiro fruto da colheita e logo classifica como todos os que em Cristo vivem, em Cristo morrem, também em Cristo vão ressuscitar. Trata-se de uma afirmação da vida plena para os que assumem o projeto de Jesus como próprio e nesse sentido se fazem partícipes da Glória da ressurreição.
O Evangelho (Lucas 1, 39-56) podemos contemplar a virgem Maria que carrega o Deus Vivo no seu próprio corpo. Esta foi uma grande honra, um grande privilégio desta jovem escolhida de Deus para tão grande e nobre missão. A missão de ser a ponte de ligação entre Deus e a Humanidade. O canal que ligou a pessoa de Deus Pai ao mundo pelo Seu Filho Jesus Cristo.

Nós também podemos ser este canal, esta ponte que ligam a palavra de Deus aos irmãos deste mundo tão conturbado, tão violento, que às vezes até pensamos que foi ele abandonado por Deus. Mais não foi não. O ser humano é que abandonou Deus. Ainda bem que não são todos os que fizeram isso. Ainda bem que existem aqueles como nós que insistimos em continuar tentando ser imitadores de Cristo, tentando levar seus ensinamentos ao mundo.

Quero parabenizar a você que visita sempre este Blog, que participa desta experiência virtual pela internet, para beber da fonte de água limpa, para encontrar forças para o seu dia a dia. Evangelizar pela internet, a exemplo deste nosso trabalho. É a evangelização do futuro.

Hoje uma vez mais somos convidados a colocar a nossa confiança lá no céu, como já expressava enteriomente, Deus nos indica o caminho, agora depende de cada um de nós, em acolher ou não de voar cada vez mais alto, para o céu, só que para isso hoje a lirtugia nos recorda a figura modelica da Virgem Maria que desde sempre foi escolhida por Deus de levar a todos a Salvação (Jesus) a todos nós. Ela se coloca totalmente nos braços (planos) de Deus, apesar que para isso tenha que ser tão mal vista, tão mal falada, chuta e apedrejada por pessoas do seu tempo e principalmente dos nossos tempos de hoje, se pensamos bem, ela, a Virgem Maria foi quem nos deu a Boa Nova.

Meus queridos irm@s, não poderia acabar sem dizer que todos nós somos peregrimos, estamos de passo por este mundo, porque o nosso lugar não é aqui, o nosso lugar é lá, lá no céu, ao lado Pai, do Filho e da nossa Mãezinha do céu. Pode ser que nos preocupamos de algum dia morrer, mas se o fruto não morre, não serve pra nada (Cfr. Jo 12, 24), assím é a nossa vida, sejamos homens e mulheres de fé como falava na semana passada, por mais que seja difícil o nosso caminho, como aquele que Maria tinha que fazer para ir até a casa de Isabel.
Unidos no amor do Pai Eterno.
Pe. Lucimar, sf 

No hay comentarios:

Publicar un comentario