lunes, 2 de agosto de 2010

Oremos pelas vocações...

O protagonista é Deus...
Já começamos o mês de agosto, mês dedicado a oração pelas vocações. Penso que seria bom saber o que significa esta palavras, claro que o seu significa já está bastante gastadinho, mas é bom recordar, porque Deus não pára de nos sorprender. A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra à fazer algo, à alguma coisa. Antigamente este termo significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para medicina, música, artes, etc.. Depois ele foi adquirindo um significado religioso passando a designar o chamado de Deus.

Vocação sempre indica um chamado. E quem chama sempre deseja alguma resposta da pessoa a quem chama. Deus não age de forma diferente. Só que, ao chamar, Deus, antes de pedir Ele dá. Deus chamando o homem lhe dá a vida, a existência, e com a vida, dá-lhe também a liberdade. Deus núnca vem impondo a sua forma de pensar, o que Deus faz é propor a todos nós uma missão, não tem porque ser somente à vida eclesial, comunitária, mas sobretudo uma vocação à vida.  

Depois de ter chamado o homem para a vida, Deus torna a chamá-lo, porque há muitas coisas que Deus deseja fazer no mundo através do homem. Deus não quer mais agir sozinho. Ele deseja a nossa participação, não porque ele não seja suficientemente capaz de levar término a sua missão de criação do mundo. Por isso, quando Deus chama, Ele chama para pedir alguma coisa, confiar alguma missão. O chamado de Deus é sempre um desafio:
  1. Ao sermos chamados à vida, nos comprometemos a cumprir uma determinada missão que todos os outros possam viver bem.
  2. Ao sermos chamados à fé, pelo batismo, nos comprometemos a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e a colaborar com os homens na busca da verdade e do bem vivendo como irmãos.
  3. Ao sermos chamados a qualquer estado de vida (sacerdotal, religiosa, matrimonial) assumimos um compromisso específico com a comunidade humana, de ajudá-la a encontrar a felicidade.
    Para que isso aconteça é indispensável que cada um faça desabrochar e fortificar a vocação que está em seu interior (Mt 25,14-30). As capacidades e dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros. Quanto mais o homem está voltado para o outro, mais realizado e feliz será. O verdadeiro amor é o que busca a felicidade do outro e não a própria. Podemos dizer que, vocação é a oferta divina que exige uma resposta e um compromisso com Deus. Nesta definição percebemos três aspectos:
    • Deus está se doando a nós, Deus se oferta à nossa vida, se doa totalmente, Deus nos provoca;
    • Apatir desse momento que Deus nos provoca, nós somos chamos a dar uma resposta, mas uma respsota generosa, uma respota que seja agradável, sincera;
    • E quando nos comprometemos com esta sinceridade, isso pode ser que já estou fazendo o que Deus realmente me promone.  
A resposta que nós podemos dar a este grande gesto de Deus, que é nada mais que uma forma a mais que Deus está dizendo eu nos ama é justamente ir fazendo caminho e assumindo os riscos do nosso SIM no dia-a.dia. Porque somente vamos ser fiéis ao chamado de Deus se estamos acordados.

Vocação é descoberta do próprio ser pessoal. Todo homem é chamado a aperfeiçoar a bondade que existe, em germe, em seu interior, a descobrir a sua vocação, a construir um mundo fraterno onde haja sol para todos, vida para todos.

A vida não é feita só de momentos claros, nos quais se percebe perfeitamente a vontade de Deus. Muitas vezes é necessário seguir por caminhos escuros e até incomuns. Muitos devem lutar duramente para seguir sua vocação. “A Palavra de Deus não dispensa ninguém de pensar, de tatear, de buscar, de tomar decisões”.
Vocação é convite pessoal que Deus dirige a cada um. Cada ser humano tem algo de pessoal, e uma maneira pessoal de realizá-lo. Ao descobrir sua vocação, o homem está se descobrindo a si mesmo. Daí a necessidade de permanecer atento a tudo, para perceber sua própria vocação.

Pe. Lucimar, sf




No hay comentarios:

Publicar un comentario