viernes, 14 de mayo de 2010

Festa da Ascensão do Senhor (Port/Esp)

Português:
Sétimo domingo da Páscoa
Festa da Ascensão do Senhor
Neste sétimo domingo da páscoa celebramos a Festa da Ascensão do Senhor aos céus. É a coroação de toda a sua Ressurreição, celebramos o êxito de Jesus, mas ao mesmo tempo de todos nós. Porque esta é a nossa fé que um dia estaremos com o Senhor, contemplando a sua face. E esta Festa nos enche de sentimentos de alegria, pois o Senhor ascende para reinar lá do Céu (Ele é o Rei do Universo!). mas ao mesmo tempo desperta sentimentos de saudades, porque Jesus deixa a terra.

Durante este tempo pascal recordamos as varias aparições de Jesus Cristo aos seus discípulos, dando ánimos pelo mal trago da sua morte e ao mesmo tempo abrindo a mente deles ao novo, á esperança e fortalecer a Fé. Mas sempre ficava no ar uns sentimentos de saudade.

Logo na Primeira Leitura Atos dos Apóstolos 1, 1-11: Depois da sua paixão, Jesus mostrou-se vivo a eles, com numerosas provas. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias, falando do Reino de Deus. Ao tomar a refeição com eles, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse: ‘João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo’” (Atos 1, 3-5). A promessa do Pai era o Espírito Santo, o Consolador, que chegaria em alguns dias, em Pentecostes.

A ascensão de Jesus foi tão forte para os discípulos, que logo depois de ter subido ao céu, os Apóstolos e os discípulos seguiam em êxtase, olhando fixamente para o Céu. Foi, neste momento que os Anjos interromperam esse êxtase coletivo de amor, de saudades, de adimiração aio Senhor, cujo corpo ascendia ao Céu, os Anjos disseram: Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que, do meio de vós, foi elevado ao céu, virá assim, do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (Atos 1, 11). É importante lembrar que este é uma profecia dos Anjos sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo. 

O mistério da Ascensão de Jesus Cristo, também é um mistério da fé e da esperança na vida eterna. Da mesma forma física que despidiu o Senhor -subindo ao Céu- está nos mostrando qual é a meta, o lugar onde Ele está, e do qual todos somos convidados, para estar com Ele. 

Que a festa da Ascensão do Senhor desperte em nós, o desejo de responder ao seu chamado a evangelizar, o mesmo que fez aos discípulos antes memso de subir ao Céu. Os Apóstolos, os discípulos e os primeiros cristãos realizaram a Primeira Evangelização.  Hoje, depois de XXI sécalos, somos nós, os novos colaboradores de Jesus para continuar a sua missão. Que o Espírito Santo que esperamos nos renove interiormente em alguns dias na Festa de Pentecostes para cumprir o mandato de Cristo e ao chamado da Igreja. Isso já não é novidade, porque durante esta semana os evangelhos já nos preparava para tão grande dom, o Espírito Santo.

Mas cada un de nós podemos preguntar o COMO evangelizar nos tempos que vivemos. A primeira coisa é tomar consciência que a nossa fé deve estar presente em todos os aspectos da nossa vida. Estar encharcados de Deus, até sair suor dos nossos poros da pele, porque a nossa boca fala do que o coração está cheio. Por isso o TESTEMUNHO PESSOAL é muito importante e fundamental, é o melhor veículo para transmitir a fé, para transformar o mundo e a sociedade. Temos que convencer-nos desta grande verdade: o mundo de hoje escuta mais os testemunhos que aos próprios mestres, e se os mestres são escutados é porque são testemunhas.

O testemunho pessoal, é justamente isso que a nossa sociedade necessita, isto é, de uma abertura a transcêndencia, que em definitiva é o que nos move. A segunda leitura aos Efésios, 1, 17-23: “suplicando ao Deus nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que vos dê o Espírito da sabedoria e da revelação, para que o conheçais de verdade.  Que ele ilumine os olhos de vosso coração, para que conheçais a esperança à qual ele vos chama, a riqueza da glória que ele nos dá em herança entre os santos...”

Estamos juntos nesta construção de um mundo melhor.
Pe. Lucimar, sf


Español:
En todo el tiempo pascal recordamos las apariciones de Jesucristo a sus discípulos, animándoles por el mal trago de su muerte y al mismo tiempo abriéndoles la mente a lo nuevo, a la esperanza y fortalecerles la Fe. Pero quedaba en el aire unos sentimientos de nostalgia

Es lo que nos refiere la Primera Lectura del Libro de los Hechos de los Apóstoles 1, 1-11: “Se les apareció después de la pasión, les dio numerosas pruebas de que estaba vivo y durante cuarenta días se dejó ver por ellos y les habló del Reino de Dios.  Un día, les mandó: ‘No se alejen de Jerusalén.  Aguarden aquí a que se cumpla la promesa de mi Padre, de la que ya les he hablado... Dentro de pocos días serán bautizados con el Espíritu Santo’”  (Hch. 1, 3-5). La promesa del Padre era el Espíritu Santo, el Consolador, que vendría unos días después en Pentecostés.

La ascensión de Jesús fue tan fuerte para los discípulos, que aún después de haberse elevado al cielo, los Apóstoles y discípulos seguían en éxtasis, mirando fijamente al Cielo. Fue, entonces, cuando dos Ángeles interrumpieron ese éxtasis colectivo de amor, de nostalgia, de admiración al Señor, cuyo cuerpo radiantísimo había ascendido al Cielo, y les dijeron los dos Ángeles al unísono: “¿Qué hacen ahí  mirando al cielo?  Ese mismo Jesús que los ha dejado para subir al Cielo, volverá como lo han visto alejarse” (Hech. 1, 11). Es importante recordar que este es un anuncio profético de los Ángeles sobre la Segunda Venida de Jesucristo. 

El misterio de la Ascensión de Jesucristo es, también, un misterio de fe y esperanza en la vida eterna.  La misma forma física en que se despidió el Señor -subiendo al Cielo- nos muestra nuestra meta, ese lugar donde El está, al que hemos sido invitados todos, para estar con El. 

Que la Ascensión del Señor nos despierte, entonces, el deseo de responder a su llamado a evangelizar que nos hizo precisamente justo antes de subir al Cielo. Los Apóstoles, discípulos y primeros cristianos realizaron la Primera Evangelización.  Nosotros, los cristianos del siglo XXI, estamos llamados a continuar la misión de Jesús. Que el Espíritu Santo que esperamos nos renueve interiormente en su próxima Fiesta de Pentecostés para cumplir el mandato de Cristo y el llamado de la Iglesia. Como ya vimos en los evangelios del esta semana que pasó.

Pero cada uno de nosotros podemos plantearse el CÓMO hacer posible evangelizar en los tiempos que vivimos. La primera cosa es tomar conciencia de que nuestra fe debe incidir en todos los aspectos de nuestra vida. Estar impregnados de Dios, hasta los poros de nuestra piel, porque nuestra boca habla de lo que está lleno el corazón. Por eso el TESTIMONIO PERSONAL es muy importante y fundamental, es el mejor vehículo para transmitir la fe, para transformar el mundo y la sociedad. Hemos de convencernos de esta gran verdad: el mundo de hoy escucha más a los testigos que a los maestros, y si escucha a los maestros es porque son testigos.

Además del testimonio personal, nuestra sociedad está necesitada, de una apertura a la transcendencia, que en definitiva es lo que nos mueve y a lo que está cerrándose nuestro mundo. Nos dice la segunda lectura  Efesios, 1, 17-23: “Que Dios os dé Espíritu de sabiduría para conocerlo. Ilumine los ojos de vuestro corazón para que comprendáis cuál es la esperanza a la que os llama, cuál la riqueza de gloria que da en herencia a los santos...” Así Dios y la esperanza de la otra vida deben estar muy presentes en el compromiso de la construcción de un mundo mejor.
P. Lucimar, sf


1 comentario: