jueves, 27 de mayo de 2010

Perseguição IV (Port/Esp)

Português:
Símbolos religiosos... (IV)
Já faz algumas reflexões sobre o tema da simbología religiosa, dessa vez vou fixar-me em um texto da Primeira Carta de São Paulo à comunidade dos Corintios (I Cor 1, 17-25)

17 De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o evangelho – sem sabedoria de palavras, para não esvaziar a força da cruz de Cristo. 18 A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que são salvos, para nós, ela é força de Deus. 19 Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e confundirei a inteligência dos inteligentes”. 20 Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o disputador deste mundo? Aliás, Deus não converteu em loucura a sabedoria deste mundo? 21 De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer a Deus por meio da sabedoria, mas, pela loucura da pregação, Deus quis salvar os que crêem. 22 Pois tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria. 23 Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. 24 Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25 Pois o que é loucura de Deus é mais sábio que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens”.

Sabedoria humana contra a cruz de Cristo
1,17 * Não esvaziar a força da cruz de Cristo: (kenoun / kenwsi") isso quer dizer que não podemos tirar o poder salvador da cruz; porque se atribuimos a salvación ás capacidades  humanas, deixaríamos de lado a redenção de Jesus pelo seu fracasso na cruz.

1,18 *A pregação da cruz: temos dois sentidos: de um lado o conteúdo (mensagem), e por outro a atividade que desemvolve o mensageiro. Tanto a mensagem (a cruz da salvação) como o estilo da pregação (sem habilidades), dando um resultado ignorante para quem não crê.

1,20 *Deste mundo: ‘haolam hazzeh’ dentro da literatura rabínica se designa como o tempo antimessiânico, em uma época que era muito complicado entender tudo á luz da moral Messiânica. São Paulo utiliza em muitas vezes este término.

1,21 *Sofia: este témino é utilizado duas vezes neste: mediante a sua própria sofia (sabedoria) o mundo não conheceu a divina sofía de Deus. Esta sofia divina é a que leva ao homem conhecer a Deus, é o conjunto de obras sabiamente realizadas que nos revelam (Sab 13,1-9). De fato, as perfeições invisíveis de Deus – não somente seu poder eterno, mas também a sua eterna divindade – são percebidas pelo intelecto, através de suas obras, desde a criação do mundo. Portanto, eles não têm desculpa: apesar de conhecerem a Deus, não o glorificaram como Deus nem lhe deram graças...(Rm 1,20-21).

1,22 *Não conhecer: Se trata do verbo conhecer (gignwskein) mas com toda a sua carga semítica bíblica, com um triple sentido: intelectual, afetivo e prático. A melhor tradução seria reconhecer, implicando assim uma relação interperssoal.

1,23 *Escândalo: seria a pedra de tropeçoo; um signo de contradição: o escândalo da cruz (Gal 5,11) para aqueles que não crêem.

1,24 *Poder de Deus: Na cruz sim que têm força, um poder real de salvação: o poder do Espírito Santo que experimentou os primeiros cristão: a força para vencer as mas inclinações da carne, para vencer o poder do pecado. A força que produz nós frutos reais, tais como o amor, a alegria, a paz... (Gal 5,22). O milagre da salvação do ser humano, a experiência do amor, do hombre novo, da comunidade unida. Mas nem todos experimetam estes efeitos da força da cruz, somente aqueles que crêem, ou seja, os escolhidos, os chamados, todos estamos chamandos á salvação, a partir da força da cruz.

A cruz pode ser um símbolo de escândalo, mas não deixa de ser uma prova do amor, da generosidade, da salvação. Qual é a vida que não têm as suas cruzes? Mas ao passar pela cruz, se pode dizer que é necessário experimentar as cruzes de cada dia para poder dar testemunho das graças de Deus, que cada um já alcançou e alcaça ao levar esta pesada cruz, seja como for.
Pe. Lucimar, sf

Español:
Símbolos religiosos... (IV)
Después de algunas reflexiones acerca del tema sobre la simbología religiosa, me fijaré por ahora en un texto de la Primera Carta de San Pablo a la comunidad de los Corintios (I Cor 1, 17-25)

17Porque no me envió Cristo a bautizar, sino a predicar el Evangelio. Y no con palabras sabias, para no desvirtuar la cruz de Cristo. 18 Pues la predicación de la cruz es una locura para los que se pierden; mas para los que se salvan -para nosotros- es fuerza de Dios.19 Porque dice la Escritura: Destruiré la sabiduría de los sabios, e inutilizaré la inteligencia de los inteligentes. 20 ¿Dónde está el sabio? ¿Dónde el docto? ¿Dónde el intelectual de este mundo? ¿Acaso no entonteció Dios la sabiduría del mundo? 21 De hecho, como el mundo mediante su propia sabiduría no conoció a Dios en su divina sabiduría, quiso Dios salvar a los creyentes mediante la locura de la predicación. 22 Así, mientras los judíos piden signos y los griegos buscan sabiduría, 23 nosotros predicamos a un Cristo crucificado: escándalo para los judíos, locura para los gentiles; 24 más para los llamados, lo mismo judíos que griegos, un Cristo, fuerza de Dios y sabiduría de Dios. 25 Porque la locura divina es más sabia que los hombres, y la debilidad divina, más fuerte que los hombres”.

Sabiduría humana contra cruz de Cristo
1,17 *No desvirtuar la cruz: (kenoun / kenwsi") se entiende no vaciar la cruz de su poder de salvación; si atribuimos la salvación a la eficacia de la sabiduría humana, dejaríamos de atribuírsela a la redención de Jesús por su fracaso en la cruz.

1,18 *La predicación de la cruz: doble sentido: como contenido (mensaje), y como actividad del mensajero. Tanto el mensaje (en la cruz la salvación) como el estilo de la predicación (sin artificios), resultan algo necio para los que se pierden.

1,20 *Este mundo: ‘haolam hazzeh’ en la literatura rabínica designa el tiempo antimesiánico, el siglo actual en cuanto todavía no ha entrado en la esfera de la luz moral del Mesías. Pablo usa muchas veces este término con este sentido.

1,21 *Sofia: en este versículo se emplea este término dos veces: el mundo mediante su propia sofia (sabiduría) no conoció a Dios en su divina sofía. Esta divina sofia que debió haber llevado al hombre a conocer a Dios, es el conjunto de obras sabiamente hechas que nos lo revelan (Sb 13,1-9). "Lo invisible de Dios desde la creación del mundo, se deja ver a la inteligencia a través de sus obras: su poder eterno y su divinidad; de forma que son inexcusables (los paganos) porque habiendo conocido a Dios, no le glorificaron como a Dios ni le dieron gracias..." (Rm 1,20-21).

1,22 *No conocer: Se trata del verbo conocer (gignwskein) pero con toda su carga semítica bíblica, en el triple sentido intelectual, afectivo y práctico. Estaría mejor traducido por reconocer, que implica una relación interpersonal.

1,23 *Escándalo: piedra de tropiezo; signo de contradicción: el escándalo de la cruz (Ga 5,11) para los que no creen.

1,24 *Fuerza de Dios: En la cruz sí hay una fuerza, un poder real de salvación: el poder del Espíritu que han experimentado los creyentes: la fuerza para vencer las malas inclinaciones de la carne, para vencer el poder del pecado. La fuerza que produce en nosotros frutos bien reales y experimentables, tales como el amor, la alegría, la paz... (Ga 5,22). El milagro de la salvación del hombre pecador, la experiencia del amor, del hombre nuevo, de la comunidad unida. Pero no todos experimentan en sí estos efectos de la fuerza de la cruz, sino solo los que creen, los llamados.

La cruz puede ser un símbolo de escándalo, pero no deja de ser una prueba de amor, de generosidad, de salvación. ¿Cuál es la vida que no tiene sus cruces? Pero al pasar por la cruz, se puede decir que es necesario experimentar para poder dar testimonio de las gracias de Dios, que cada uno ha alcanzado al llevar esta pesada cruz, sea ella cuál sea.
P. Lucimar, sf

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