lunes, 19 de julio de 2010

100 perguntas e respostas sobre o aborto - perg 5 e 6 - (Port/Esp)

Português:
5. Como pode haver um ser humano como ele é tão pequeno que não tem a menor aparência externa de tal?
A realidade não é apenas aquila que os nossos sentidos podem captar. Os microscópios eletrônicos de última geração, sem dúvida, nos mostra aspectos da realidade que nunca teria sido capaz de captar com nossos olhos. Da mesma forma, a ciência mostra categoricamente que o ser humano recém-concebido é sem nenhuma dúvida, que um ser, que futuramente se convertirá em um bebê, uma criança, um jovem, um adulto e um idoso. A sua transformação pode variar, dependendo do seu estágio de desenvolvimento. E assim que, dentro do útero, primeiro é um embrião pré-implantado (até que passe os 12-14 dias após a fecundação, em que é possível que um gêmeos surgem mesmo óvulo fecundado), então o embrião é formado até que todos os seus orgãos, à medida que vai se desenvolvendo já é um feto que vai crescendo até que se forma um bebê pronto para nascer. E, em seguida, continua o mesmo processo de crescimento e maduração e, posteriormente, produz o inverso do declínio até a morte.

Com isso não faz sentido dizer que uma criança vem de um feto, mas que ele já foi um feto, assim como um adulto não vem de uma criança, mas que anteriomente era criança, e o memso  passa com o ser humano, a partir de o início. Seria um absurdo pensar que o próprio filhos recém-concebida não é um ser humano porque não parece uma criança, é um ser humano porque por mais que não tenha aparência externa de um adulto.

6. Admitindo que uma nova vida desde o momento da fecundação, não poderia ser uma vida vegetal ou animal, para se tornar humano, numa fase posterior?
Não. Com o conhecimento genético atual, é claro que cada ser é o que é a partir do momento da fecundação. Da união dos gametas só se torna uma planta de vegetais; gametas animal irracional, como um chimpanzé, deixa apenas um chimpanzé, e a união de gametas humanos cria uma nova espécie humana-estar, o que é que desde o início portanto, tão determinada por sua herança genética especificamente humana.
(CEE) 

Español:
5. ¿Cómo puede existir un ser humano mientras es algo tan pequeño que no tiene el más mínimo aspecto externo de tal?
La realidad no es sólo la que captan nuestros sentidos. Los microscopios electrónicos y los telescopios más modernos nos ofrecen, sin lugar a dudas, aspectos de la realidad que jamás habríamos podido captar con nuestros ojos. De manera semejante, la ciencia demuestra rotundamente que el ser humano recién concebido es el mismo, y no otro, que el que después se convertirá en bebé, en niño, en joven, en adulto y en anciano. El aspecto que presenta varía según su fase de desarrollo. Y así, en la vida intrauterina primero es un embrión pre-implantado (hasta la llamada anidación, unos 12-14 días después de la fecundación, en que cabe la posibilidad de que de un mismo óvulo fecundado surjan gemelos); después es un embrión hasta que se forman todos sus órganos; luego, mientras éstos van madurando, un feto, hasta formarse el bebé tal como nace. Y después continúa el mismo proceso de crecimiento y maduración, y más tarde se produce el inverso de decadencia hasta la muerte.

Por eso no tiene sentido decir que un niño proviene de un feto, sino que él mismo fue antes un feto, del mismo modo que un adulto no proviene de un niño, sino que antes fue niño, y siempre es el mismo ser humano, desde el principio. Y tan absurdo sería defender que el hijo recién concebido no es un ser humano porque no tiene aspecto de niño, como suponer que el niño no es un ser humano porque no tiene el aspecto externo del adulto.

6. Admitiendo que existe una nueva vida desde el momento de la fecundación, ¿no podría ser una vida vegetal o animal, para llegar a ser humana en una fase posterior?
No. Con los actuales conocimientos genéticos, es indudable que cada ser es lo que es desde el momento de la fecundación. De la unión de gametos vegetales sólo sale un vegetal; de gametos animales no racionales, por ejemplo un chimpancé, sólo sale otro chimpancé, y de la unión de gametos humanos se crea un nuevo ser de la especie humana, que es tal desde el principio, pues así lo determina su patrimonio genético específicamente humano.


 (CEE)

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