domingo, 19 de septiembre de 2010

Veja como é o desenvolvimento do bebê no período fetal (Português)

A fase de desenvolvimento embrionário chegou ao fim. Os órgãos já estão formados e, de agora em diante, começa uma nova etapa no útero materno. Na terceira reportagem especial da série "Vida: O princípio", você acompanha o amadurecimento e os avanços do feto na barriga da mãe.

                                                                               

A nona semana chegou. A maioria dos órgãos do embrião está formada. Inicia-se agora o período fetal, quando então esses mesmos órgãos irão se desenvolver.

O início da vida é um processo desenvolvimento contínuo.

Imagine a construção de um ser humano representada por uma árvore. A raiz dela representa um ovo fertilizado, também chamado de zigoto. Em apenas dois dias, começa a etapa de divisão celular que irá dar início ao tronco. Serão necessários apenas mais seis dias para que células pluripotentes comecem a formar esse ser humano completo e também a placenta que irá abrigá-lo. Assim, os galhos desta árvore, representam os 256 tecidos ou órgãos que irão compor o corpo humano.

Oitava semana: Cabeça, corpo, as mãos e os pés estão bem definidos. Os cotovelos darão movimento aos braços e em pouco tempo a mãe irá notá-lo. O feto tem espaço de sobra dentro da barriga da mãe. Elaine vive as delícias e surpresas do início do terceiro trimestre. O primeiro ultrassom foi tirado com um pouco mais de um mês, o feto era menor que um grão de feijão e já era possível ouvir o coração batendo. Bastaram mais dois meses para novas descobertas, o bebê estava tirando o "dedinho" da boca.

A capacidade tátil é flagrada neste ultrassom; não é o do filho que Elaine espera, mas a situação é idêntica. O bebê mede quase oito centímetros e, em mais três semanas, o feto vai ganhar peso e crescer com grande rapidez. 

Érika está de sete meses. A projetista se considera muito prática em tudo o que faz, mas admite que a vinda do filho é ainda um projeto novo, o que causa certa insegurança.

Na fase em que está, já com sete meses de gravidez, a relação entre mãe e bebê é muito intensa: O feto já se posiciona para nascer. Ele pode ouvir ruidos exteriores, em especial a voz e os batimentos cardíacos da mãe.

O feto agora pode medir até 40 cm e pesar entre um e dois quilos. O fundo do útero está próximo às costelas inferiores, o que deixa a mãe com falta de ar. Os seios também aumentam de tamanho e incomodam. A expectativa do parto faz aumentar a ansiedade de Joyce.

Ainda falta um mês, mas o novo visitante já está apto a chegar a qualquer momento. O fim da gestação é iminente. Joyce aguarda para a última consulta no hospital.

Os estágios de desenvolvimento são tão práticos quanto Érika, mas a emoção da gravidez já fez muita coisa mudar.
(Fonte: http://www.webtvcn.com/video/desenvolvimento_feto/p/&web2009&documentarios&)

No hay comentarios:

Publicar un comentario