martes, 23 de marzo de 2010

10 anos do Grupo de Oração Nazaré

Estimados irmãos em Jesus, Maria e José.
A todos vocês, “a graça e a paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo” estejam sempre con cada membro desse grupo que tem como objetivo levar a salvação a todas a famílias.

“Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportais-vos como verdadeiras luzes”.
(Ef 5, 8)

Toda esta carta de são Paulo aos Efesios está cheia de manifetações do Senhor, ele fala uma forma muito próxima a realidade desta comunidades, são Paulo conhecia quem era cada um, como comportava, como vivia, etv mas é por isso mesmo que ele escreve para dizer-lhes ou ao mesmo tempo exorta a cada um para que sejam luzes, isto é, que dêem a conhecer as maravilhas que o Senhor fez e está fazendo nas suas vidas. Mas ao mesmo tempo exorta a uma perseverança, a uma realidade mais comprometedora. São Paulo é um personagem atual, as suas palavras são de conforto para a realidade que estamos vivendo...

Hoje depois de dez anos podemos dizer é um milagres aos nossos olhos poder contemplar e contar a todos como foi essa etapa que cada um viveu, vive e viverá com a graça de Deus dentro do Grupo de Oração Nazaré.

Neste momento do meu coração faz relembrar muitas coisas, principalmente relacionadas com a história de cada um dos que passaram pela experiência de ser tocado pelo Espírito Santo nos nossos encontros semanais ou até mesmo dos encontros com outros grupos. Essa expeciência é marcante, para quem realmente proveitou. Isso significa que Deus tocou o seu coração, como tocou o meu para seguir acompanhando a cada um de vocês. Sinto uma forte presença de cada um dentro de mim, principalmente quando chega o dia dos encontros, e estou aqui na Espanha, mas ao mesmo tempo estou com cada um espiritualmente.

A nossa história está se cotituindo a partir de um compromisso que já faz 10 anos. Sei que todos este anos não foram fáceis para ninguém, e principalmente para aqueles que tinham a responsabilidade de levar adiante essa missão. Mas não podemos ter medo porque Deus confia ainda mais em cada um de nós, seja onde estivermos.

Como qualquer obra inspirada pelo Espírito Santo, o Grupo de Oração Nazaré também foi causa de dicriminação, lembro como se fosse hoje, que em uma das reuniões que participava como representante do recente grupo, não faltam as críticas, considerando um grupo que não tomava iniciativas, que não era de compromissos com a paróquia, que tem comportamentos estranhos, etc...

Tudo isso presenciei, mas com o passar dos anos as coisas foram mudando, as pessoas que tinham uma mentalidade fechada ao novo, foram se abrindo, e hoy podemos dezer e princiamente testemunhar as grandes maravilhas que o Senhor realizou a vida pessoal e espiritual de cada um para toda a comundiade paroquial a partir dessa abertura e dessa confiança.

Mas um testemunho maior é o que Deus fez e está fazendo na vida de cada um daqueles que desde o início do Grupo de Oração Nazaré estão perseverantes a pesar das dificuldades pessoais ou espirituais. Estas continuam caminhando e aprendendo, levando a outros a ter esta mesma experiência. O testemunho será a grande arma do grupo, a grande força que poderá sustentar essa obra, uma obra que deve ser levada com alegria.

O nosso próprio nome já indica qual é a nossa missão no meio parroquial, social e atreveria dizer até mesmo dentro da RCC, porque temos que levar esse dom do Espírito Santo ás famílias, para que sejam elas, restauradas e santificadas pelo modelo de Jesus, Maria e José. Mas nós não estamos sós, estamos debaixo da proteção dessa Santissíma Família de Nazaré, razão do nome que com muito orgulho devemos anunciar e defender. Não podemos ter medo. Quantas vezes Jesus repetui estas mesmas palavras aos seus discípulos. Hoje, depois de dez anos, devemos seguir com mais fervor e não deixar que as tempestades do mundo atual nos leve para outros mares, outro lagos, outros rios, outras enxurradas... tudo isso para reafirmar que nós somos uma família, família que durante estes anos perderam alguns membros, mas que na realidade continuam sempre presentes.

Por isso peço que todos sejam perseverantes, e não esqueçam da nossa história. Faz alguns anos e todavia estou recopilando com detalhes esta história. Já tenho muita coisa escrita, pena que está tudo em espanhol, mas, me comprometo que nas próximas férias de 2011 farei o posóvel por levar para cada um este signo visível do qual cada um de vocês faz parte, cada um está colocando o seu grão de área, colocando o seu dom, um dom que foi o próprio Deus que depositou dentro de cada membro, e com o passar dos anos estes dons foram postos ao serviço de todos.

Este parabéns é para cada todos nós que formamos esta grande família Grupo de Oração Nazaré.

A todos vocês, deixo aqui o meu grande abraço e principalmente a bênção de Deus Todopodeso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Estamos e sempre estaremos unidos no amor do Pai Eterno,
encarnado no seio de uma família, Jesus, Maria e José,
modelo de santidade para todas as nossas famílias.

Pe. Lucimar de Assis Mendes, sf.

No hay comentarios:

Publicar un comentario