martes, 16 de marzo de 2010

Quanto vale um ser humano e um animal?

Para que vocês, possam entender um pouco o sentido dessa reflexão sobre os seres humanos e os animais. Pode até causar sorpresa, mas essa é a realidade de alguns meses e até anos que se está discutindo, claro que tudo isso com outras palavras, a lei do aborto e ultimamente sobre o maltrato dos animais.

Com essa idéia já se pode entender por onde vou direcionar o tema, e o título “Quanto vale um ser humano e um animal?"  Já está explicando alguma coisa, e era so o que faltava para uma sociedade como a Europeia e especialmente a espanhola, sob o governo do Partido Sociealita Espanhol (PSE), que no dia 24 de fevereiro aprovou no Senado aqui na Espanha a lei do aborto, aludindo uma falsa segurança para as jovens que desejam aplicar este orrível crime contra um ser humano que mal pode defender-se. Neste caso supone um sério retrocesso na proteção do Direito á Vida dos que vão nascer. Isso é um grau a mais sobre o abandono das mães gestantes.

É uma realidade que choca e que ao mesmo tempo será uma oportunidade a mais que podemos aproveitar para fazer uma reflexão no que diz respeito ao valor que os nossos governantes não prestam ou não querem fazer para a população.

E pensamos que a sociedade política, essa mesma que nos governa, cremos que seja muito inteligente, mas que na verdade o único que estão preocupado é em defender o seu lugar e o seu salário. Esse mês de março aqui mesmo na região (Catalunha) onde estou morando, em especial na capital, Barcelona, começaram alguns debates no parlamento da mesma, debates estes que teve e seguirá tendo uma grande participação de pessoas popularmente conhecidas para defender, o que para uns, é uma tradição “as corridas de toros”, enquanto para outros se trata de uma aberração contra a dignidade dos animais.   

Aqui não estou tomando partidarismos contra ou a favor que os maltratos dos animais seja uma aberração, ou que este tipo de festividade popular seja uma ótima oportunidade de proporcionar um país ou uma cultura. Um exemplo próximo da nossa realidade, quando uma pessoas que não é do Brasil, fala que aí nós só temos samba (carnaval) e futbol. Essa é uma idéia errada do que somos e do temos. O mesmo está passando aqui na Espanha, uns defendem a tradição, porque a ideia que os extrangeiros tem da Espanha, imediatamente já relaciona com os toros.

Pois é, com isso manifesto a minha indignação contra todos aqueles que fazem uma reviravolta para defender, para progeter os animais e para fazer leis proibam esse tipo de evento e festa para uma sociedade marcada pela tradição. Mas por outro lado, esses mesmos políticos foram os que aprovaram a lei do aborto. Aqui tem alguma coisa que não se encaixa, por isso mesmo, pergunto quanto vale... a vida de um ser humano, neste caso cada um poderá tirar as suas próprias conclusões. Para decidir sobre a vida ou o maltrato dos animais são montadas cenas que prestam somente para comover, mas que na verdade tudo não passa por encubrir a verdadeira realidade do problema, a vida do ser humano, ou melhor, qual dos dois valem mais? Se perguntamos para um político, a resposta seria muito clara, o ser humano!, mas que na realidade esse mesmo político ou partido foi o responsável pela aprovação das leis do aborto, e quem sabe, das futuras atrocidades contra eu, você e contra todos nós.

Estamos presenciando uma situação que para nascer ou para seguir vivendo num futuro próximo será muito complicado.     

Unidos no Deus da Vida

No hay comentarios:

Publicar un comentario