Para entender o evangelho deste V Domingo da Quaresma temos que entrar no tempo histórico que viveu Jesus, que as mulheres que cometiam adultério eram apedrejadas em praça pública, até morrer (Jo 8, 1-11). É uma pena que todavía hoje temos religiões que continuam com estas atrocidades com o ser humano. É horrível pensar que estes se dizem conocer a lei, a moral, mas que no fundo não conhecem o verdadeiro Deus! Para entender quem é o Deus verdadeiro, basta pensar no evangelho da semana passada, “Parábola do filho pródigo” e com o texto do evangelho de hoje vêm a confirmar que Deus é realmente amor, misericórdia, luz, etc…
No dia 19 de março celebramos a festividade de São José, um homem bom, o esposo casto da Virgen Maria, que ao notar que ela estava grávida, sem saber que o bebê que estava no ventre de Maria era o Filho de Deus, gerado por obra do Espírito Santo, pensou “em repudiá-la, mas resolveu rejeitá-la secretamente, para não colocá-la em evidência”.
O que passou foi que logo depois são José foi avisado que realmente era o Filho de Deus. Esse caso de São José, poderia ser motivo de apedrejamento, mas José não se deixou levar pelos prejuizos humanos, ele conhecia a Deus, porque conhecer a Deus significa ter experimentado o seu amor, a sua misericórdia, o seu perdão; significa sentir que somos filhos seus e que Ele é o Pai que nos espera para amar-nos gratuitamente, sem pedir nada em troca. Conhecer a Deus significa mudar a nossa formar de olhar sempre com prejuizos, conhecer a Deus é apagar a nossa escuridão e deixar que Ele seja quem nos ilumine e mude a nossa vida.
Quando conhecemos a Deus tudo muda. Como afirma São Paulo: “Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo. O CONHECIMENTO DE JESUS CRISTO, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho por esterco […].” (Flp 3, 8-9)
Meus amados conheçamos a Deus nos pequenos detalhes da vida…
Pe. Lucimar, sf
Castellano
Para entender el evangelio de este V Domingo de la Cuaresma tenemos que entrar en el tiempo histórico de Jesús, que las mujeres que cometían adulterio se les daba muerte lanzándoles piedras (Jo 8, 1-11). Es una pena que todavía tenemos religiones en nuestro días que aún siguen con estas atrocidades con el ser humano. ¡Es horrible pensar que estos se dicen conocer la ley o la moral, pero que en el fondo no conocen el verdadero Dios! Para entender quien es el Dios verdadero, basta pensar en la lectura de la semana pasada, “Parábola del hijo prodigo” y con el texto del evangelio de hoy viene a confirmar que Dios es realmente amor, misericordia, luz, etc…
El día 19 de marzo celebramos la festividad de San José, hombre bueno, esposo virginal de la Virgen María, quien al notar que ella estaba embarazada, sin saber que el bebé en su vientre era el Hijo de Dios, engendrado por el Espíritu Santo, pensó “dejarla en secreto para no ponerla en evidencia”.
Lo que pasó con san José, podría ser un caso de apedreamiento, pero José conocía a Dios, porque conocer a Dios significa haber experimentado su amor, si misericordia, su perdón; significa sentir que somos hijos suyos y que Él es el Padre que nos espera para amarnos gratuitamente, sin pedir nada en cambio. Conocer a Dios significa cambiar nuestra mirada llena de prejuicios, conocer a Dios es apagar nuestra oscuridad y dejar que Él sea quien nos ilumine y cambie la vida.
Cuando conocemos a Dios todo cambia. Como nos dice san Pablo: “todo lo estimo pérdida […] todo lo estimo basura con tal de ganar a Cristo y existir en él.” (Flp 3, 8-9)
Amados míos conozcamos a Dios en los pequeños detalles de la vida…
P. Lucimar, sf
No hay comentarios:
Publicar un comentario