jueves, 11 de marzo de 2010

Quaresma, academia da alma

A quaresma é um caminho de formação que a Igreja nos oferece cada ano, começamos na quarta-feira de cinsas, terminando com a noite da Ressurreição do Senhor. Essa pedagogia orante se diferencia ano a ano para o nosso próprio bem. Celebrar Jesus Ressuscitado que sempre vem ao nosso encontro é uma graça e uma fonte inesgotavel.

A celebração mais importante é a Páscoa, e não o Natal, do qual celebramos o nascimento de Jesus duarante 8 dias, enquanto que na celebramos da Páscoa dura 50 dias até a festa de Pentecostes, festa do Espírito Santo.

Quando chegamos na quaresma, podemos chamar de tempo forte, porque somos chamodos a esforçar-nos a viver mais a fundo a caridade, a oraçao e o jejum. Somos chamodos a exercitar mais na nossa vida como seguidores de Jesus, por isso que é uma época e um tempo para pensarmos na nossa identidade, porque não é por acaso que somos conhecidos como cristãos, porque somos os seguidores de Jesus.

A quaresma é uma especie de academia de vida cristã, da vida espiritual e também da alma, tudo isso para que tenhamos uma forma de atleta, para seguir a corrida até a meta, a Vida Eterna.

Para esta preparação a Bíblia não pode faltar, por mais que encontremos ao nosso redor grupos radicais que protestam e criticam dizendo que os cristãos católicos de não ler a Bíblia, mas é tudo pelo cotrário, somos chamados sim a ler e a descubrir as promessas de Deus para cada um de nós, porque é um tempo para deixar Deus falar e agir na nossa vida.  

Cada ano a quarema, é firente, o conteúdo é o mesmo, preparar para a grande festa do cristianismo, a mais importante é a Ressurreição. Porque é diferente? porque o momento histórico e pessoal de cada um é diferente, o que cada um viveu no ano passado não é o igual o de hoje... e tambén somente será diferente se abrirmos nosso coração.

Da mesma forma que temos necessidades biológicas e fisiológicas, também dentro do ambiente da fé passa o mesmo, sem deixar de fora também está a vida espiritual. Tudo isso para clarificar a necessidade de experimentar um ano mais da graça, da fonte da água viva, que jorra da cruz, agora basta acolher, basta experimentar. Claro que não podemos deixar de dizer que esta experiência é livre, somente seremos saciados a partir do momento que usemos da nossa liberdade. Porque daqui manará um testemunho autêntico que será uma forte de vida, será este testemunho que poderá dizer que esta água, esta fonte, este Sangue que jorra tem poder, um poder de restaurar vidas, famílias, jovens, comunidades que atacam umas a outras para impor a sua formar de pensar, ua pensar que não tem nada a ver com dois mil anos de uma constante renocação, pode até ser que seja uma renovação lenta, como dizem por aí, a passos de tartaruga, mas assím, a passos de tartaruga, Deus nos está acompanhando faz dois milênios. 

A quaresma é uma preparação para todos nós, mas todos mesmo, porque todos estamos sedentos de Deus.
Pe. Lucimar de Assis Mendes, sf

No hay comentarios:

Publicar un comentario